Bem-vindo ao 7 a 12! Aqui você encontra informações interessantes e curiosas sobre o Brasil e os brasileiros. Tem também: brincadeiras, mapas, material para pesquisa e muito mais. Tudo feito pelo IBGE para quem tem de 7 a 12 anos.

Famílias

O censo também mostra como a nossa sociedade está organizada. E a família é considerada um dos principais eixos da sociedade. Em 2010, o censo feito pelo IBGE considerou que família é o grupo de pessoas ligadas por laços de parentesco que vivem numa unidade doméstica. Essa unidade doméstica pode ser de três tipos: unipessoal (quando é composta por uma pessoa apenas), de duas pessoas ou mais com parentesco ou de duas pessoas ou mais sem parentesco entre elas. O Censo 2010 mostrou que a maioria das unidades domésticas (87,2%) são formadas por duas ou mais pessoas com laços de parentesco. As pessoas que vivem sozinhas representam 12,1% do total e as pessoas sem parentesco são 0,7%. Na comparação entre 2000 e 2010, houve um crescimento na proporção pessoas morando sozinhas, que passaram de 9,2% para 12,1%. Também houve um aumento de famílias tendo a mulher como responsável (de 22,2% para 37,3%).

Domicílios

As características dos domicílios se referem ao conforto, pois indicam a quantidade de moradores por dormitório e por cômodo, os serviços de que dispõem e os bens de consumo duráveis presentes nos lares. Ao pesquisar os domicílios, o IBGE fornece dados que permitem medir o bem-estar social da população brasileira.

De acordo com o Censo Demográfico 2010, cada lar brasileiro tem 3,3 moradores, em média. Em 2000, esse número era um pouco maior: 3,8 moradores.

Dentre os serviços existentes, a iluminação elétrica está presente em quase todos os domicílios brasileiros (97,8%) e a coleta de lixo em 87,4% das moradias. Já o serviço de abastecimento de água alcança 82,7% dos domicílios e o esgotamento sanitário 67,2%.

Você sabe quais são os bens de consumo duráveis mais presentes nos domicílios brasileiros? Acompanhando as transformações da sociedade, no Censo de 2010 o IBGE pesquisou a presença de itens que não fizeram parte do questionário dos censos anteriores, como telefone celular, microcomputador com acesso à internet e motocicleta. Veja na tabela a seguir alguns dos resultados obtidos pelo Censo depois de recensear cerca de 57 milhões de domicílios particulares permanentes:

Existência de alguns bens duráveis em domicílios particulares permanentes - 2010

Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística