Bem-vindo ao 7 a 12! Aqui você encontra informações interessantes e curiosas sobre o Brasil e os brasileiros. Tem também: brincadeiras, mapas, material para pesquisa e muito mais. Tudo feito pelo IBGE para quem tem de 7 a 12 anos.

Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguosque está próximo ou é vizinho. e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.



Clique aqui para fazer download do mapa

Amazônia

A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do planeta e é composta por diversos ecossistemas: além da floresta úmida de terra firme, apresenta diferentes tipos de matas, campos abertos e até espécies de cerrado. Além disso, é de fundamental importância para o equilíbrio da Terra, pois seus rios representam cerca de 20% das reservas de água doce do planeta. Também abrange grandes reservas minerais.

No Brasil, a Floresta Amazônica abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e ainda uma pequena área do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.

A Floresta Amazônica abriga uma infinidade de espécies vegetais e animais, por exemplo, são cerca de 1,5 milhão de espécies vegetais catalogadas. Entre os animais, a maior parte é de insetos, mas a floresta abriga também grande variedade de macacos e aves. Em seu trecho alagado, são comuns os mamíferos aquáticos como o peixe-boi, a lontra e os botos, e répteis como os jacarés, tartarugas e a conhecida jibóia amazônica.

Por todas essas características, a Floresta Amazônica é considerada a maior reserva de diversidade biológica Variedade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos. Compreende ainda a diversidade dentro das espécies, entre as espécies e de ecossistemas. do mundo, com indicações de que abrigue pelo menos metade de todas as espécies vivas do planeta.

Caatinga

A Caatinga é o ecossistema predominante no nordeste do Brasil. Sua vegetação típica é seca e espinhosa, por causa da falta de chuvas durante grande parte do ano. Porém, quando chega o período de chuvas, as folhagens voltam a brotar e a paisagem fica mais verde. Alguns animais que fazem parte da caatinga são os lagartos (como o teiú), serpentes (como a cascavel e a jararaca) e aves como a siriema, pomba-de-bando, quenquém e juriti.

A Caatinga vem sofrendo diversas agressões ambientais: substituição de espécies vegetais nativas por cultivos e pastagens, desmatamento e queimadas. A falta de preservação prejudica a sobrevivência da fauna silvestre, a qualidade da água e o equilíbrio do clima e do solo.

Pantanal

O Pantanal é a ligação entre o Cerrado (no Brasil Central), o Chaco (na Bolívia) e a região amazônica (ao Norte do país). Como é uma área de transiçãoRegião que fica no meio de duas áreas de características diferentes. A área de transição é como se fosse uma mistura destas duas ou ainda a passagem de uma para a outra. , a região é formada por uma variedade de ecossistemas que são periodicamente inundados, apresentando, por isso, uma fauna bastante diversificada. A presença de ouro e diamantes na baixada cuiabana e nas nascentes dos rios Paraguai e São Lourenço vem atraindo milhares de garimpeiros, cuja atividade causa o assoreamentoAmontoado de areia ou de terra, que é depositado no fundo de rios, baías, lagos, etc., tornando esses espelhos de água mais rasos. e compromete a produtividade biológica de córregos e rios, além de contaminá-los com mercúrio.

Cerrado

O Cerrado localiza-se principalmente no Planalto Central Brasileiro e é um ecossistema similar às SavanasVegetação tropical seca caracterizada por arbustos rasteiros e árvores esparsas. da África e da Austrália. É constituído por árvores relativamente baixas (até vinte metros), distribuídas entre arbustos e gramíneas. A vegetação típica do Cerrado possui troncos e ramos retorcidos, cascas espessas e folhas grossas.

O Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo em biodiversidade: a flora tem 4.400 espécies exclusivas; a fauna apresenta 837 espécies de aves, 67 gêneros de mamíferos, 150 espécies de anfíbios e 120 de répteis. A partir da década de 90, o governo e diversos setores da sociedade começaram a se preocupar com a conservação do que restou do Cerrado devido, principalmente, à ocupação desordenada e aos sucessivos incêndios.

Biomas Costeiros

A costa brasileira abriga diversos tipos de ecossistemas. Ao longo do litoral, encontram-se manguezaisSão ecossistemas litorâneos que ocorrem em terrenos baixos e, portanto, sujeitos à ação das marés. Localizam-se em áreas relativamente abrigadas, tais como baías, estuários e lagunas., restingasMassa arenosa que se dispõe paralelamente à costa, permanecendo elevada mesmo quando ocorrem marés mais altas. , dunasSão corpos de areia acumulados pelo vento, que se elevam formando um cume único. Podem ocorrer isoladamente ou em associação., praias, ilhas, costões rochososDenominação utilizada para maciços rochosos elevados que adentram pelo oceano., baíasPorção de um oceano, mar ou lago que adentra pelo continente, caracterizando-se por mostrar uma linha de costa com a concavidade voltada para o exterior., falésiasEscarpas originadas pela ação da erosão marinha ou fluvial e que se encontram ainda sob a ação desses agentes. , recifes de coraisFormações rochosas constituídas por corais (animais que habitam águas rasas, límpidas, bem oxigenadas e com temperatura entre 25 e 29ºC). Quando têm forma circular são denominados atóis. e outros ambientes ecológicos, todos apresentando diferentes espécies animais e vegetais. Isso se deve, basicamente, às diferenças climáticas, geológicas e de solos da costa brasileira. É também na zona costeira que se localiza a maior faixa de Mata Atlântica. Enfim, o litoral do Brasil possui muitos recursos naturais, mas a ocupação desordenada desses espaços vem colocando em risco todos os seus ecossistemas.

Mata Atlântica

É considerada uma das áreas mais ricas em espécies da fauna e da flora mundial. Infelizmente, só restam cerca de 7% de sua cobertura florestal original, fator agravado pelo fato de nessa região se localizarem os recursos hídricos (rios) que abastecem cerca de 70% da população brasileira. Na Mata Atlântica existem mais de 1.300 espécies de animais e cerca de 20 mil espécies de plantas, das quais cerca de oito mil são exclusivas desta floresta. A exploração da Mata Atlântica começou com a chegada dos portugueses ao Brasil, cujo interesse principal era a extração da preciosa madeira do pau-brasil.

Campos sulinos

De maneira genérica, os campos da região Sul do país são chamados de "pampas", denominação que corresponde somente aos tipos de campo encontrados no Rio Grande do Sul. Em outras partes da região encontram-se as matas de araucáriasEspécie de pinheiro, típica do Paraná. e, também, campos semelhantes à savana. O relevo apresenta topos mais planos, vegetação rala e pobre em espécies, que se torna mais densa e rica nas encostas, com predominância de gramíneas e leguminosas. As queimadas e o uso inadequado do solo na agricultura têm provocado erosão e empobrecimento das terras que fazem parte desse ecossistema.


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística