Bem-vindo ao 7 a 12! Aqui você encontra informações interessantes e curiosas sobre o Brasil e os brasileiros. Tem também: brincadeiras, mapas, material para pesquisa e muito mais. Tudo feito pelo IBGE para quem tem de 7 a 12 anos.

Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.

 
Clique aqui para fazer download do mapa

 

Conheça a seguir os Biomas Brasileiros:

Amazônia

Imagem da floresta amazônica no rio Urubu, próximo ao município de Silves (AM) - foto: Wikimedia Commons / Andre DeakA Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do planeta e é composta por diversos ecossistemas: além da floresta úmida de terra firme, apresenta diferentes tipos de matas, campos abertos e até espécies de cerrado. Além disso, é de fundamental importância para o equilíbrio da Terra, pois seus rios representam cerca de 20% das reservas de água doce do planeta. Também abrange grandes reservas minerais.

Caatinga

Caatinga, no sertão nordestino - foto: Wikimedia Commons / Maria HsuA Caatinga é o ecossistema predominante no nordeste do Brasil. Sua vegetação típica é seca e espinhosa, por causa da falta de chuvas durante grande parte do ano. Porém, quando chega o período de chuvas, as folhagens voltam a brotar e a paisagem fica mais verde. Alguns animais que fazem parte da caatinga são os lagartos (como o teiú), serpentes (como a cascavel e a jararaca) e aves como a siriema, pomba-de-bando, quenquém e juriti.

Pantanal

Parque Nacional do Pantanal Matogrossense - foto: Wikimedia Commons / Giovanna ColombiO Pantanal é a ligação entre o Cerrado (no Brasil Central), o Chaco (na Bolívia) e a região amazônica (ao Norte do país). Como é uma área de transição, a região é formada por uma variedade de ecossistemas que são periodicamente inundados, apresentando, por isso, uma fauna bastante diversificada.

Cerrado

Vegetação do cerrado na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso - foto: Wikimedia Commons / Ajrjr74O Cerrado localiza-se principalmente no Planalto Central Brasileiro e é um ecossistema similar às Savanas da África e da Austrália. É constituído por árvores relativamente baixas (até vinte metros), distribuídas entre arbustos e gramíneas. A vegetação típica do Cerrado possui troncos e ramos retorcidos, cascas espessas e folhas grossas.

O Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo em biodiversidade: a flora tem 4.400 espécies exclusivas; a fauna apresenta 837 espécies de aves, 67 gêneros de mamíferos, 150 espécies de anfíbios e 120 de répteis.

Biomas costeiros

Mangue na praia de Maracaípe, em Ipojuca (PE) - foto: Wikimedia Commons / Nathalia VeronyA costa brasileira abriga diversos tipos de ecossistemas. Ao longo do litoral, encontram-se manguezais, restingas, dunas, praias, ilhas, costões rochosos, baías, falésias, recifes de corais e outros ambientes ecológicos, todos apresentando diferentes espécies animais e vegetais. É também na zona costeira que se localiza a maior faixa de Mata Atlântica.

Mata Atlântica

Mata Atlântica no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, em Iporanga (SP) - foto: Wikimedia Commons / Cláudia Renata Madella-AuricchioÉ considerada uma das áreas mais ricas em espécies da fauna e da flora mundial. Infelizmente, só restam cerca de 7% de sua cobertura florestal original, fator agravado pelo fato de nessa região se localizarem os recursos hídricos (rios) que abastecem cerca de 70% da população brasileira. Na Mata Atlântica existem mais de 1.300 espécies de animais e cerca de 20 mil espécies de plantas, das quais cerca de oito mil são exclusivas desta floresta.

Campos Sulinos

Vista de cima de um morro na região dos campos de cima da serra, no Rio Grande do Sul - foto: Wikimedia Commons / Giovanna ColombiDe maneira genérica, os campos da região Sul do país são chamados de "pampas", denominação que corresponde somente aos tipos de campo encontrados no Rio Grande do Sul. Em outras partes da região encontram-se as matas de araucárias e, também, campos semelhantes à savana.


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística