Bem-vindo ao 7 a 12! Aqui você encontra informações interessantes e curiosas sobre o Brasil e os brasileiros. Tem também: brincadeiras, mapas, material para pesquisa e muito mais. Tudo feito pelo IBGE para quem tem de 7 a 12 anos.

No território brasileiro existe uma enorme variedade de plantas e animais. Eles são muito importantes para o equilíbrio da natureza e também para o homem, que se utiliza deles em seu dia a dia.

A vegetação brasileira

A vegetação faz parte da biodiversidadeConjunto de todos os seres vivos. do nosso planeta.

São muitas as aplicações dos vegetais na alimentação, medicina, vestuário, habitação e na atividade industrial.

É um hábito antigo do homem fazer uso das plantas. Com o passar do tempo, acabamos descobrindo que muitos vegetais, além de atenderem às nossas necessidades básicas de alimentação e de abrigo, podiam também ser utilizados para curar doenças.

Com os avanços tecnológicos, passamos a usar mais e mais substâncias medicinais vindas dos vegetais, trazendo novas oportunidades de cura e melhoria da nossa qualidade de vida.

E ainda há muito a ser estudado sobre a nossa floraConjunto de plantas próprias de uma região ou que servem para determinado fim. .

Você consegue citar alguns produtos que os vegetais podem nos dar?


Madeira

A madeira é usada nas construções, na fabricação de embarcações, na carpintaria e marcenaria (móveis, embalagens, torneados, cabos de ferramentas), na confecção de materiais esportivos, de instrumentos musicais e para decoração em geral. Hoje em dia sabemos que a derrubada de árvores deve ser fiscalizada, pois por causa da falta de controle, muitas espécies que forneciam madeiras belas talvez nem existam mais num futuro próximo.

As madeiras mais utilizadas são da cumarurana, da cana-brava, do jatobá, da carnaúba e do ipê-amarelo.


Fibra

A fibra é extraída de diversas plantas e utilizada no artesanato (de cestos, chapéus, peneiras) e na fabricação de tecidos, redes, cordoaria e tapetes. É extraída da carnaúba, do jatobá, do olho-de-boi, do cipó-de-beira-mar, do cipó-de-canoa.


Celulose

É o principal formador da fibra e sai principalmente da polpa da madeira para a composição do papel. A celulose é extraída da carnaúba, da timbaúba, do ipê-amarelo, do umbu, da fruta-de-cutia.


Óleos essenciais

Os óleos essenciais são também chamados de óleos voláteisQue evapora rapidamente. Por exemplo, o álcool líquido é muito mais volátil do que o álcool em gel. e saem das plantas aromáticas como amburana, capim-limão, canela-silvestre, babaçu, pau-rosa e caju. Têm sabor e aroma agradáveis, por isso com essas plantas fabricamos perfumes e produtos de beleza. Na fabricação dos remédios e do fumo os vegetais também dão o sabor.


Alimentos

Como alimento humano, cada vez mais espécies de vegetais vão sendo introduzidas na nossa agricultura e passam a ser utilizadas na nossa alimentação. A maior parte dos vegetais também serve de alimento para os animais.

Comer alimentos de origem vegetal é muito importante para nossa saúde. Milho, caju, mangaba, babaçu, tamarindo, macaxeira e amendoim são alguns exemplos.


Vegetais tóxicos

É chamado de tóxico o vegetal que tem uma substância que envenena. Ele é útil na fabricação de remédios para matar insetos, ratos e carrapatos.


Fármacos

Os fármacos são os vegetais utilizados para fabricar remédios e podem ser extraídos de qualquer parte da planta. Alguns vegetais que fornecem substâncias para a produção de fármacos: a cabreúva, o angico-branco, a erva-pombinha, a lágrima-de-jó, o jacarandá.

Você sabe o que é fauna?

Fauna é o conjunto das espécies animais. Cada animal é adaptado ao tipo de vegetação, clima e relevo da região onde vive.

O Brasil é um dos países com maior diversidade de espécies de fauna no mundo. Por exemplo, somos o país com maior diversidade de aves na América do Sul. Alguns dos animais encontrados no Brasil não existem em outras partes do mundo.

Apesar de toda essa diversidade de espécies, diversos problemas ambientais (desmatamento das florestas, a poluição das águas, o comércio ilegal de animais e a caça predatória) têm contribuído para o empobrecimento de nossa fauna. Em alguns casos extremos, espécies são descobertas e imediatamente consideradas em extinção. Outras espécies existem hoje apenas em cativeiro, não sendo mais encontradas na natureza, como é o caso da ararinha-azul e do mutum-de-Alagoas.


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística