Bem-vindo ao 7 a 12! Aqui você encontra informações interessantes e curiosas sobre o Brasil e os brasileiros. Tem também: brincadeiras, mapas, material para pesquisa e muito mais. Tudo feito pelo IBGE para quem tem de 7 a 12 anos.

Unidades de Conservação

No Brasil existem várias Unidades de Conservação: os Parques, as Reservas e as Florestas. Estas áreas foram criadas com o objetivo de proteger seus recursos naturais, sua floraConjunto de plantas próprias de uma região ou que servem para determinado fim. e faunaConjunto de espécies animais de uma região. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) administra estas áreas, permitindo algumas atividades controladas de lazer, turismo e ensino/pesquisa. Muitos pesquisadores visitam essas reservas para conhecer um pouco mais sobre a natureza, pois cada unidade de conservação ambiental funciona como se fosse uma caixa que guarda e protege um pedaço de nossas florestas. Que tal conhecer uma dessas reservas? Veja no cartograma a que está mais próxima de sua casa!

  
Clique aqui para fazer download dos mapas



Para saber mais acesse:
http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros.html

 

Terras indígenas

A criação destas áreas tem como finalidade proteger e garantir a sobrevivência dos grupos indígenas.
Elas são controladas pela Fundação Nacional dos Índios - FunaiA Fundação Nacional do Índio (Funai) é o órgão do governo brasileiro responsável por promover a educação básica aos índios, proteger as terras por eles tradicionalmente ocupadas e estimular o desenvolvimento de estudos e levantamentos sobre os grupos indígenas. .
No entanto, parte destas terras ainda não estão demarcadas, o que facilita a invasão e utilização destas áreas por outras atividades (agropecuária, mineração, extração de madeiras, construção de hidrelétricas e rodovias). Muitos grupos indígenas abandonam suas terras, encontrando sérios problemas de sobrevivência.


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística